O ato de medir é, em essência, um ato de comparar, e essa comparação envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, do operador, do processo de medida etc.).
Quando se pretende medir o valor de uma grandeza, pode-se realizar apenas uma ou várias medidas repetidas, dependendo das condições experimentais particulares ou ainda da postura adotada frente ao experimento. Em cada caso, deve-se extrair do processo de medida um valor adotado como melhor na representação da grandeza e ainda um limite de erro dentro do qual deve estar compreendido o valor real.
O erro está sempre presente em qualquer medida. Não existe uma medida perfeita.
Os erros ocorrem nos dados experimentais e nos valores dos parâmetros.
Todos os tipos de erro podem ser expressos como "erro absoluto" ou como "erro relativo". Também, podem ser tratados pela Análise Numérica ou pela Estatística.
Exatidão consiste no grau de conformidade de um valor medido ou calculado em relação à sua definição ou com respeito a uma referência padrão.
A incerteza, é definida como o parâmetro associado ao resultado da determinação de uma quantidade e caracteriza a dispersão de valores que podem ser atribuídos a essa quantidade, expressos em percentagem. Descrevem um intervalo de confiança próximo do valor médio compreendendo 95% dos valores inferidos.
A incerteza de uma medida exprime-se por uma faixa de valores que provavelmente estão próximo do valor real. Isso pode ser denotado por barras de erros em um gráfico, ou como um valor ± incerteza ou como porção decimal (incerteza).
“Uma medida só é completa quando acompanhada por uma definição quantitativa da sua incerteza.”
Precisão é o grau de variação de resultados de uma medição. Não é o mesmo que exatidão que se refere à conformidade com o valor real.
A precisão tem como base o desvio-padrão de uma série de repetições da mesma análise. Ligado ao conceito de 'repetitividade', a precisão é um termo geral utilizado para expressar a dispersão de resultados, sendo a repetitividade uma das formas de quantificá-la.
A precisão é a avaliação da proximidade dos resultados obtidos em uma série de medidas de uma amostragem múltipla de uma mesma amostra.
Exatidão de um instrumento reflete o quanto à leitura se aproxima do valor “verdadeiro”. A exatidão está relacionada ao erro relativo de uma medida.
Precisão de um instrumento reflete o número de dígitos significativos em uma leitura. A precisão depende da unidade usada para obter uma medida. Menor a unidade, mais precisa a medida.
Resolução: menor incremento de variação no valor medido que pode ser determinado da leitura ou instrumento de registro.